Search    Magazine | Zbynet | Google | Yahoo | Altavista | Lycos
Friday, June 24, 2022   Welcome/Bem-vindo  Guest/Visitante    
English Português Español

Currency / Brazil - Real

 

Poll / Enquete

Corona Vírus - Fato ou Boato ?




 

Sponsor's

 
 

Advertisement

Beleza

Todas as Matérias

A nova era da Micropigmentação

Olho: Deixe de lado aquela lembrança de sobrancelhas azuis e bocas artificiais, a micropigmentação antes chamada de maquiagem definitiva está totalmente renovada oferecendo um efeito muito natural.
Você muitas vezes, quando vemos aquela atriz ou modelo com as sobrancelhas perfeitas nem imaginamos que é micropigmentação... Febre nos espaços de beleza elas tem rendido muito retorno, financeiro e satisfatório para quem adere à técnica, que pode ser usada para reconstruir ou realçar partes do corpo. Leia agora uma entrevista exclusiva com o renomado micropigmentador e vice presidente da Abrami - Associação Brasileira dos Micropigmentadores Léo Calheiros. 
 
belle - O que é micropigmentação? sobrancelha-depois.jpg
Léo Calheiros - Micropigmentação é na verdade o implante de pigmentos atóxicos de origem mineral na derme, ou seja, a segunda camada da pele, a fim de colorir a região definida, melhorando a definição das sobrancelhas, olhos ou lábios, assim como também este procedimento pode ser aplicado nas correções de pós cirurgias, como seqüelas de cicatrizes em aréolas mamárias, manchas acrômicas ou hipocrômicas como vitiligo (desde que estacionado há cinco anos) e tantos outros.
 
belle - Qual é a diferença entre a micropigmentação e maquiagem definitiva?
Léo Calheiros - A maior diferença é sem dúvida no resultado, uma vez que a Micropigmentação é um procedimento mais sofisticado e natural que a maquiagem definitiva. Outra diferença é o material e o aparelho utilizado, no caso da maquiagem definitiva o material é o mesmo da tatuagem, pigmento orgânico que comumente causam mais alergias e o aparelho é inadequado pra ser utilizado na pele do rosto.
A Micropigmentação veio para revolucionar, e decretar o fim da Maquiagem Definitiva!
 
belle - Porque no passado muitas pessoas foram vítimas de  trabalhos mal feitos?
Léo Calheiros - No passado a maquiagem definitiva foi a responsável por muitos resultados desastrosos, pois naquela época pouco ou quase nunca se falava de Colorimetria, pigmentos orgânicos, inorgânicos ou melanina,  o pior é que ainda hoje continua, pois infelizmente muitos profissionais continuam utilizando tais técnicas, aparelhagem e produtos, e outros ainda continuam ensinando a maquiagem definitiva.
 E lamentavelmente há os que não acompanham  a evolução científica e continuam nas sombras da ignorância, e pregam que maquiagem definitiva e Micropigmentação seriam a mesma coisa. Micropigmentação não é Tatuagem, mas isso não menospreza o trabalho artístico do tatuador, apenas delimita o sentido estético da Micropigmentação, pois um tatuador não tem a obrigação de conhecer simetria facial e designer de sobrancelhas, olhos e lábios , assim como o micropigmentador não é obrigado a saber desenhar lindos tribais.
 
belle - O que mudou hoje em dia em se tratando de micropigmentação?
Léo Calheiros - Hoje a mulher moderna não precisa fazer uma sobrancelha que vá durar a vida inteira como era com a maquiagem definitiva, isso é uma grande conquista, imagine que por volta dos 35 anos a pele apresenta uma elasticidade e as sobrancelhas podem ser redesenhadas de maneira a rejuvenescer o olhar. Bom, agora imagine que o mesmo desenho dure mais de 10 ou 15 anos, a tendência natural é que a pele ceda, devido a própria ação da gravidade e deficiência de elasticidade e sustentação, assim aquela sobrancelha que um dia levantava o olhar, torna-o cansado e envelhecido. Com a Micropigmentação isso não acontece, pois a duração sendo menor permite que a mulher decida se deseja refazer o procedimento ou não. 
 
belle - Fale dos benefícios da micropigmentação.
Léo Calheiros - Sobrancelhas mais levantadas, simétricas, sem falhas e com um desenho harmônico para cada rosto. Olhos mais expressivos como se utilizasse um delineador ou apenas mais definidos sem parecer que usa maquiagem. Lábios mais volumosos e com aspecto e cor mais saudável com a técnica Natural lips ou lábios pigmentados com a cor favorita do seu batom, sem parecer, no entanto que está utilizando apenas um delineador, pois desde 1980 não utilizamos somente o delineador de lábios. E ainda vejo muitos cursos ensinando somente lábios delineados, o que é uma pena.
 
belle -
Existe alguma restrição a técnica?
Léo Calheiros - Assim como a maquiagem definitiva há restrições sim, pois mesmo sendo uma técnica mais avançada, a Micropigmentação deve ser evitada nos períodos de gestação e amamentação principalmente.
Diabéticos, portadores de doenças auto-imunes, HIV, Câncer, cardiopatias severas e doenças dermatológicas crônicas podem se submeter ao procedimento, porém devem solicitar autorização médica. Portadores de marca-passo, vitiligo não estacionado, doença dermatológica em crise, com processos alérgicos na região a ser pigmentada,  ou cicatrizes cirúrgicas recente no local devem evitar o procedimento até o restabelecimento da integridade da pele no local ou orientação médica.
 
belle - O que o profissional da beleza deve fazer para se tornar um micropigmentador?
Léo Calheiros - Investir e não ter medo de entrar no mercado pela porta da frente, digo isso me referindo a um grupo de profissionais que se submetem a mediocridade, e preferem cursinhos baratinhos, material baratinho, e a muitos que caem incautos nas garras de professores que prendem um aluno por meses a fio em estágios ditos supervisionados quando na verdade estes alunos estão é trabalhando de graça pra este profissional, ou já vendem o curso dando o material pra iniciar, material que muitas vezes não possui boa procedência e pior, sem a composição do produto, validade e ou químico responsável, aparelhos (dermógrafos) de tatuagem e técnicas pra lá de suspeitas. Enfim, fazer um curso com no mínimo de 35 horas aula que tenha abordagem teórica é prática. Não há como preterir uma a outra, um bom curso ministra as duas em equilíbrio. Com relação a adquirir prática, o aluno precisa compreender que como o próprio nome já diz, a pratica vem com o tempo, este sim é decisivo na formação.
 
belle - Fale sobre as novidades dessa categoria?
Léo Calheiros - Bom, dentre as novidades além de todo avanço científico e tecnológico que a Micropigmentação trouxe para o cenário da Beleza, uma das novidades mais marcantes é o interesse do público masculino na correção de sobrancelhas, olhos mais expressivos e lábios marcantes, sem contar com a Micropigmentação Paramédica na correção de determinadas seqüelas. Outro ponto marcante é o  uso de Iluminadores nas sobrancelhas e olhos, assim como o efeito de lábios naturais.

Já entre as novidades para nós profissionais é o Aniversário de um ano da ABRAMI (Associação Brasileira de Micropigmentação) que acontecerá em Porto Alegre no último final de semana do mês de Junho onde grandes nomes da nossa profissão como Berenice Roig, Sidney Duarte, Alcione Marocolo, Inajá Bessa, Vinícius Roig, Sá Duarte, Nando Calheiros, Lore Pimenta, Eriete Fiel, Janaína Bernardes e outros estarão reunidos. A ABRAMI para quem ainda não conhece e ou não tomou conhecimento conseguiu em 2007 excetuar a nossa profissão das garras do Ato Médico, lei que se entrasse em vigor como proposta, somente os médicos poderiam exercer a Micropigmentação. Causando o desemprego de todos os Micropigmentadores que não tenham cursado medicina. Agora a luta é a inclusão da nossa profissão no CBO, Cadastro Brasileiro de Ocupação e a legitimação junto ao M.T.E. 
 
belle - Faça um analise geral sobre o mercado para os micropigmentadores.
Léo Calheiros - Posso concluir que sem dúvida alguma que é um ramo muito promissor. O investimento inicial para quem quer se tornar um profissional de ponta, não é pequeno, mas como em qualquer profissão em que é possível ganhar bem mais que "10 salários mínimos mensais" (por baixo), não podemos esquecer que só quando investirmos no melhor, nosso retorno é garantido. Atuo somente como Micropigmentador, tenho meu espaço no Rio de Janeiro junto com meu companheiro e sócio Sidney Duarte somente para o atendimento a clientes e outro espaço dedicado exclusivamente à formação de jovens profissionais e a reciclagem de profissionais já atuantes. Ministro também cursos profissionalizantes em várias cidades do Brasil e o sei que o campo de trabalho está aberto e que vale investir para ser um grande micropigmentador.
 
Contato para cursos em Goiânia: 62 - 3945 8621 8124 4199 Leia mais a entrevista com Léo Calheiros no site da revista www.revistabelle.com.br. E seu perfil no Orkut.

Fonte: Coluna Belle Tendência




Send your comment / Envie seu comentario

Name *
E-mail *
Country   
State / Province    
City    
Title - Max. 60 char. *
Your Opinion
   characters available for your opinion.
 

Read more - Leia mais...

Atualidades / News
Estátuas de músicos de Forró Forró (pronúncia portuguesa: [fo’rro]) é uma espécie de dança nordestina brasileira que se desenvolveu a partir de estilos  Leia mais...
 
Política / Politics
  20/05/2011 às 20:24 Direto ao Ponto - AUGUSTO NUNES - REVISTA VEJA O caseiro do Piauí e a camareira da Guiné   Leia mais...
 
Ciencia / Science
A HISTÓRIA PARA A CIÊNCIA Já algumas vezes me perguntaram do porquê de eu ter escolhido a profissão que hoje tenho: Física. Talvez a re  Leia mais...
 
Economia / Business
Economistas acreditam que dólar baixo veio para ficar A notícia é boa para quem quer viajar ao exterior e para o controle da inflação, mas é ruim para os exportadores bra  Leia mais...
 
Tecnologia / Technology
O robô nosso de cada dia Atenção!  Fique atento! Rob  Leia mais...
 
 
Saúde / Health
Substitua os Queijos Amarelos pelo Queijo Cottage   Leia mais...
 
Esportes / Sports
História do Skate O skateboarding é um dos esportes radicais mais populares em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, é comum vermos skatistas praticando a modalid  Leia mais...
 
Curiosidades / Curiosity
10 Big Myths about copyright explained An attempt to answer common myths about copyright seen on the net and cover issues related to copyright and USENET/In  Leia mais...