Search    Magazine | Zbynet | Google | Yahoo | Altavista | Lycos
Thursday, October 1, 2020   Welcome/Bem-vindo  Guest/Visitante    
English Português Español

Currency / Brazil - Real

 

Poll / Enquete

Corona Vírus - Fato ou Boato ?




 

Sponsor's

 
 

Advertisement

Beleza

Todas as Matérias

Mitos e verdades sobre celulite

Quando o assunto é celulite, todo mundo vira cientista: as pessoas têm sempre na ponta da língua uma teoria para explicar os furinhos na pele. Algumas, aparentemente mirabolantes, são verdadeiras. Outras, supostamente científicas, não passam de crendices. Beber bastante água ajuda a eliminar o problema? Só mulheres acima do peso são atingidas? Sucos de fruta são um remédio eficaz? Ficar sentada pode piorar a celulite? Roupas apertadas são um agravante?

Para responder essas e outras questões, consultamos especialistas que vão revelar os 30 mitos e verdades sobre o mais conhecido - e temido! - problema feminino.

VERDADE: Beber bastante água é uma arma contra a celulite. Isso é o que dizem os especialistas da Dermage.

MITO: Apenas mulheres acima do peso têm celulite. O problema pode ou não estar associado à obesidade. No entanto, com o aumento do peso, ela aparece mais, já que o aumento das células gordurosas acentua o repuxamento das fibras.

VERDADE:
Bebidas com gás podem contribuir para o surgimento da celulite. Para a dermatologista Roberta Bibas, os refrigerantes contêm muito sódio (inclusive os diet) e, por isso, geram retenção de líquido no organismo, o que produz inchaço e colabora para o aparecimento do problema. Mas há quem discorde. O Dr. Marcelo Bellini, da Clínica Corpo em Evidência, explica que o gás carbônico presente na água com gás, que não contém sódio, não provoca celulite. Caso contrário, não se utilizaria a carboxiterapia para tratamento do mal.

MITO: Pior do que está não fica. Quando o acúmulo de gordura ocorre de forma excessiva, pode comprimir vasos sanguíneos e linfáticos levando à formação de edema (inchaço) e fibrose. Nesta situação, a celulite se torna mais grave, formando áreas endurecidas e nodulares. Em alguns casos, ocorre inflamação e dor local.

VERDADE: Drenagem linfática é um bom remédio. O procedimento ajuda a reduzir a quantidade de líquido entre as células e os septos, reduzindo o edema.

MITO: Os cremes anticelulite penetram profundamente na pele. Roberta Bibas esclarece que a celulite é uma alteração subcutânea, localizada abaixo da pele, na camada de gordura, área onde cremes não conseguem penetrar tão profundamente. "O que vemos é uma melhora na textura da pele. O resultado é uma pele mais hidratada e lisinha, mas os furinhos continuam iguais", acredita a dermatologista.

VERDADE: O Velashape ajuda a amenizar o problema. A dermatologista Roberta Bibas reforça que esse é o primeiro aparelho aprovado pelo FDA para tratamento de celulite. Consiste em uma massagem mecânica aliada à radiofrequência, agindo diretamente na flacidez. O aparelho estimula os fibroblastos a produzirem mais colágeno, reduzindo o tamanho dos adipócitos e melhorando o aspecto de casca de laranja.


MITO: O consumo de sal não interfere no aparecimento das depressões. A nutricionista da rede Mundo Verde, Flávia Morais, afirma que um passo importantíssimo para tratar a celulite é reduzir o consumo de sódio, causador de retenção hídrica, que pode agravar o quadro. Portanto, é aconselhável diminuir o consumo de sal, enlatados, alimentos em conservas, embutidos e alimentos industrializados. Trocar o sal comum pelo sal light, que tem 50% menos sódio em sua composição, é outra alternativa. Na hora de preparar os alimentos, devem-se preferir temperos naturais, como orégano, salsa, cebolinha, manjericão e açafrão que, além de mais sabor, possuem também antioxidantes.

VERDADE: O ácido hialurônico é um agente importante no combate à celulite. A dermatologista Eliandre Costa Palermo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), esclarece que géis como Esthélis e Fortelis, distribuídos no Brasil pela Dermalis, são aplicados nos lugares de irregularidades para preenchimento das depressões da celulite. A aplicação da substância é indicada para inflamação de grau leve a moderado, mas com pequeno número de depressões, mesmo que profundas. Não é recomendado para aquela celulite grau 1, que não forma depressão, nem para a de grau 3, que tem muitas depressões.

MITO: Não adianta fazer esfoliação. Flávia Morais explica que é exatamente o contrário: adianta sim. Para que os cremes de tratamento tenham melhor penetração e efeito, a pele deve ser preparada para recebê-los. Portanto, usar uma bucha vegetal no banho e fazer uma esfoliação uma vez por semana ajuda a reduzir a celulite. Uma dica é misturar farelo de aveia ao azeite de oliva e aplicar na pele, em movimentos suaves e circulares. Essa esfoliação contribuirá para a remoção das células mortas e melhorará a absorção dos cremes de tratamento.

VERDADE: A ação de produtos anticelulite é potencializada se combinados com exercícios físicos aeróbicos. Tatiana Cerqueira, médica especialista em medicina estética, da Onodera Estética (RJ), afirma: "Nesse tipo de treino há um aumento do fluxo sanguíneo nos tecidos, e por isso a aplicação dos cosméticos é otimizada, já que eles são absorvidos com mais facilidade. Em nossa clínica, usamos o creme ou gel liporredutor nos tratamentos estéticos de celulite e gordura localizada, e indicamos o uso de creme também em casa."

MITO: Homens e crianças não são atingidos pelo problema. O Dr. Garabet Karabachian Neto esclarece: a celulite acomete os dois sexos, sendo que nas mulheres a incidência é incomparavelmente maior. Segundo Denise Barcelos, da Clínica Dermatológica Paula Bellotti, a estrutura de septos da gordura da mulher é diferente da do homem. "A disposição destes septos na mulher predispõe mais o sexo feminino à celulite. As alterações hormonais na mulher também a predispõem mais que o homem para o problema", complementa.

VERDADE: Medicamentos injetáveis têm sido testados com sucesso. O presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Aloizio Faria de Souza, garante: novos medicamentos injetáveis, para uso na mesoterapia, têm sido estudados e vêm apresentando bons resultados na mobilização de gordura. A consagrada endermologia continua sendo um tratamento eficaz para celulite e, mais recentemente a carboxiterapia.

MITO: Sucos de fruta não adiantam nada. Adiantam sim. De acordo com a nutricionista Ione Leandro de Queiroga, da rede de clínicas de estética Onodera, para amenizar a celulite, um suco de abacaxi com maçã, cenoura e gengibre é ótimo. O abacaxi pode ser substituído por outras frutas aquosas de baixa caloria. Melancia, laranja-lima e maracujá são algumas opções. O suco pode ser preparado, de preferência, na centrifuga com duas porções de cada fruta e o gengibre a gosto. "É um suco rápido e fácil de preparar. O resultado também agrada praticamente a todos os paladares", diz Ione.

VERDADE: Uso de calça jeans e roupa muito apertada pode causar celulite. Para o Dr. Marcelo Bellini, da Clínica Corpo em Evidência, a compressão dificulta a drenagem linfática e favorece o aparecimento de celulite.

MITO: Apenas malhação pesada acaba com a celulite. Ana Lúcia Zalaquett, diretora da academia paulistana Agência de Fitness, diz: os exercícios que reduzem ou eliminam a celulite de forma mais eficaz são os aeróbios, como caminhada, corrida, bicicleta, hidroginástica e natação. Mas isso não significa que exercícios mais localizados, como musculação, body pump, bottom half, entre outros, não colaborem.

VERDADE: A celulite é uma doença multifatorial. É o que afirma Dr. Roberto Rodolfo Jr. (angiologista e cirurgião vascular) - diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética - Regional RJ. Ele esclarece que se trata de uma doença que envolve desde problemas hormonais, neuroendócrinos, vasculares (problemas de circulação sanguínea e linfática) até fatores externos como: sedentarismo, tabagismo, erros alimentares. A velocidade com que a celulite vai evoluir, ou seja, piorar passando pra graus mais avançados vai depender dos fatores envolvidos e da faixa etária. Quanto mais antiga for à celulite, mais difícil fica de tratar, exigindo etapas diferentes de tratamento.

MITO: Celulite de grau 4 é irreversível. Para Aloizio Faria, os avanços da medicina estética desmentem essa frase. "Existem aparelhos e medicamentos que ajudam a tratar os graus mais avançados. O fundamental, nesses casos, é associação de técnicas, já que a celulite mais avançada, da mesma maneira que a celulite mais antiga, vai comprometendo vários sistemas. Há outros fatores envolvidos, por isso é importante atacá-los isoladamente, lançando mão de diferentes terapias, já que nenhuma é 100% eficaz".

VERDADE: Má alimentação e sedentarismo são determinantes. É o que afirma a nutróloga e dermatologista Paula Cabral, da Clínica Hagla. A alimentação realmente é um dos fatores no combate a celulite. É preciso consumir regularmente verduras, legumes e frutas pelo alto teor de fibras, que diminuem a absorção das gorduras e carboidratos devido à formação de uma intensa rede de fibras que aprisiona o alimento no centro do bolo impedindo assim sua absorção.


É verdade também que determinados hábitos são capazes de provocar o surgimento da celulite, além da má alimentação. O sedentarismo é um deles, porque comprime áreas que deveriam ter um bom aporte sanguíneo, como por exemplo, membros inferiores. Por isso, é fundamental a prática de atividade física, que acelera o metabolismo ajudando a restaurar o padrão normal.

MITO: Todos os graus de celulite devem ser atacados da mesma forma. Dependendo do grau da inflamação, certos tratamentos são mais ou menos eficazes. Assim, a drenagem linfática é recomendada para a inflamação de grau 1. Para as de graus 2 e 3, radiofrequência, infravermelho e endermologia. A de grau 4 pode ser atacada com intradermoterapia associada a equipamentos como radiofrequência, infravermelho e endermologia. Somando-se a isso, a paciente deve prestar atenção na mudança de hábitos.

Para o Dr. Aloízio Faria de Souza (nutrólogo), presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, o fundamental nesses graus mais avançados é associação de técnicas, já que a celulite mais adiantada, da mesma maneira que a celulite mais antiga, vai comprometendo vários sistemas, tem mais fatores causais envolvidos, sendo necessário, portanto, resolver todos esses fatores isoladamente. De modo que é preciso utilizar diferentes terapias, pois nenhuma é 100% eficaz.

VERDADE: A drenagem linfática é um dos principais auxiliares na luta contra a celulite. De acordo com Dr Wilmar Accursio (endocrinologista e nutrólogo) - Presidente da SOBRAE (Sociedade Brasileira para Estudo do Antienvelhecimento), esse método de massagem auxilia no tratamento da gordura localizada e em especial no da celulite, uma vez que atua na diminuição da retenção líquida e desintoxicação. Por ser uma massagem suave, que facilita o escoamento da linfa (produto do metabolismo celular), melhora a circulação sanguínea e eliminação das toxinas. Mas vale destacar que deve ser realizada por um profissional habilitado.

MITO: Os cremes para tratamento de celulite são milagrosos. Marcelo Bellini lembra que as fórmulas atuais possuem ativos com maior capacidade de penetração, mas funcionam como coadjuvante aos tratamentos estéticos e não substituem a mudança de hábitos. Devem ser aplicados de forma correta no sentido ascendente, do tornozelo em direção ao joelho e do joelho em direção à virilha com pressão leve em movimentos de bombeamento e deslizamento (simulando drenagem linfática).

VERDADE: A celulite pode evoluir ao longo de um período de 24 horas. É o que dizem os técnicos da Vichy, uma das mais conceituadas marcas de dermocosméticos do mundo. O Cellu.Metric diminui em 20% o aspecto casca de laranja da pele e em 1 cm as medidas do alto e da metade da coxa em apenas 14 dias. Segundo fontes da Vichy, a estimativa mundial é de que 85% das mulheres são afetadas por esses furinhos indesejados.

MITO: Emagrecimento leva a celulite embora. A dermatologista Silvia Zimbres, responsável pela clínica Doux Dermatologia, reforça que mesmo as modelos magérrimas tem celulite, pois apesar de a gordura contribuir para o agravamento do quadro, não é a principal causa.

VERDADE: Salto muito alto também prejudica, pois dificultar a circulação. É o que garante Dra Sílvia Zimbres, da clínica Doux Dermatologia.

MITO: Lipoaspiração resolve celulite. "De jeito nenhum: essa técnica remove apenas gordura e em alguns casos pode até agravar o aspecto da celulite, por gerar um certo grau de flacidez", explica Silvia Zimbres.VERDADE: quem tem tendência a desenvolver vasinhos e varizes nas pernas, tem maior probabilidade de apresentar celulite, devido à circulação deficiente, explica Silvia Zimbres.

MITO: Não existe o que fazer para eliminar os "furos". "Existe uma técnica excelente para amenizar essas depressões, chamada subcisão (subcision), que consiste na utilização de uma agulha especial para fazer o rompimento das traves fibrosas que tracionam a pele para baixo. Com isso, solta a pele, deixando-a mais lisa. É um procedimento simples, feito em consultório sob anestesia local, com resultados excelentes.", diz Dra Sílvia.

VERDADE: Receitas caseiras não eliminam celulites antigas, é preciso recorrer a tratamentos estáticos. Quem dá a dica é a Dra. Marcelle Cunha, fisioterapeuta Dermatofuncional da Clínica Arthys.

MITO: Celulite ocorre naturalmente com o avanço da idade. Segundo a Dra. Irene Dantas, dermatologista da clínica Dicorp, do Rio, a celulite ocorre por alterações no tecido gorduroso sob a pele que, quando não hidratado de forma correta, ganha o aspecto de casca de laranja. A genética também é grande colaboradora, portanto, não tem a ver com o passar do tempo na vida da paciente.

por Gustavo Monteiro | bolsademulher.com 




Send your comment / Envie seu comentario

Name *
E-mail *
Country   
State / Province    
City    
Title - Max. 60 char. *
Your Opinion
   characters available for your opinion.
 

Read more - Leia mais...

Atualidades / News
Statues of Forró musicians   Leia mais...
 
Política / Politics
  20/05/2011 às 20:24 Direto ao Ponto - AUGUSTO NUNES - REVISTA VEJA O caseiro do Piauí e a camareira da Guiné   Leia mais...
 
Ciencia / Science
A HISTÓRIA PARA A CIÊNCIA Já algumas vezes me perguntaram do porquê de eu ter escolhido a profissão que hoje tenho: Física. Talvez a re  Leia mais...
 
Economia / Business
Economistas acreditam que dólar baixo veio para ficar A notícia é boa para quem quer viajar ao exterior e para o controle da inflação, mas é ruim para os exportadores bra  Leia mais...
 
Tecnologia / Technology
O robô nosso de cada dia Atenção!  Fique atento! Rob  Leia mais...
 
 
Saúde / Health
Substitua os Queijos Amarelos pelo Queijo Cottage   Leia mais...
 
Esportes / Sports
História do Skate O skateboarding é um dos esportes radicais mais populares em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, é comum vermos skatistas praticando a modalid  Leia mais...
 
Curiosidades / Curiosity
10 Big Myths about copyright explained An attempt to answer common myths about copyright seen on the net and cover issues related to copyright and USENET/In  Leia mais...