Search    Magazine | Zbynet | Google | Yahoo | Altavista | Lycos
Saturday, May 18, 2024   Welcome/Bem-vindo  Guest/Visitante    
English Português Español

Currency / Brazil - Real

 

Poll / Enquete

Corona Vírus - Fato ou Boato ?




 

Sponsor's

 
 

Advertisement

Religiao

Todas as Matérias

O Sofrimento

Mais cedo ou mais tarde somos obrigados, mesmo que não o queiramos, a confrontar-nos com o sofrimento. Ninguém pode fugir desta realidade. A ciência, a medicina poderá avançar, mas chegará o momento do maior sofrimento, da maior luta contra o mal que é a morte. Não há possibilidade de escapar. É necessário olhar no rosto da dor e nos perguntar: o que podemos fazer com ela? Não sou filósofo e nem teólogo para procurar explicações que não convencem a nós, pobres mortais, nós sabemos que quando um membro do corpo adoece e dói, todo o corpo dói. Temos experiência do que quer dizer uma dor de dente ou uma febre que nos prostra, deixa-nos mal e incapazes de agir.

Provavelmente nunca haverá uma explicação que satisfaça diante da dor, mas nem por isso devemos deixar de buscar e procura todos os remédios possíveis para diminuir a dor humana, quer seja física, psicológica, religiosa. Todo sofrimento pode ser reduzido na sua intensidade, mas nunca anulado dentro da nossa consciência. Somos constantemente interpelados pela dor  e não sabemos como responder.

Parece que as ciências humanas pouco ou quase nada podem dizer-nos. Nós  vemos uma criança nascer, crescer e depois  morrer. A morte nunca é bem porque é o ápice de todas as dores. E fugir dela é fugir da maior experiência de  nossa humanidade. Ninguém foi capaz de escapar da morte, nem Jesus Cristo. Ele morreu, mas com a ressurreição, ele devolveu a vitória ao ser humano sobre todas as dores. A morte não pode ser considerada fim, porém o início de nova vida, mas isto é já fé.

O cristianismo dá uma resposta à dor a partir da vida de Cristo Jesus, com sua experiência e com sua atitude diante da dor. Ele passou todos os sofrimentos: físico espiritual, humano,  psicológico.  Portanto, ele pode se tornar para nós modelo pleno  de uma resposta diante da dor. Não buscar a cura com agressividade e com revolta, mas com amor e calma, sabendo que toda cura será passageira. O que hoje superamos amanhã voltará com novo nome e com nova força. Dizem que nos últimos anos foram descobertas mais de 50 novas doenças. Doença viaja não de trem  e nem a pé, mas de avião. Todos o movimento migratório com  tantos benefícios que traz, traz também novas doenças.

É necessário mergulhar na palavra de Deus, especialmente no evangelho, para poder compreender o sentido novo do sofrimento como caminho e meio de verdadeira libertação.

 

            JESUS CRISTO

 

O sofrimento não é anulado com a vinda de Jesus. A novidade que Jesus nos oferece é que o sofrimento não pode anular a alegria cristã. Dor e paz, alegria e cruz, podem estar juntos na nova visão evangélica. O apóstolo Pedro nos diz: "Deveis alegrar-vos na medida em que participais dos sofrimentos de Cristo, para que na revelação de sua glória possais exultar e alegrar-vos." (1Ped.4,13)

         Eu aprendi a descobrir o grande livro da explicação do sofrimento contemplando a Cruz de Cristo. Quando a dor seja qual for, me visita, me recordo de tomar em minha mãos a cruz de Jesus  e vendo-o crucificado por amor, posso compreender  que todo amor nasce da dor de não viver o amor em plenitude e não ser retribuído pelo amor doado.

A cruz, símbolo supremo do sofrimento, realiza a plenitude da redenção. Toda a vida de Jesus foi orientada para o calvário, para a sua "hora" em que consumaria a sua vida  como dom supremo do seu amor: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos."(Jo 15,13)

         Uma leitura atenta do evangelho nos ajudará, sem dúvida, a acompanhar Cristo na sua trajetória terrena e ver como ele foi assumindo o sofrimento como caminho para realizar o projeto do Pai. Na medida que nos distanciamos do evangelho e do exemplo de Jesus temos cada vez mais medo do sofrimento e nos tornamos como que obcecado  na busca de uma vida sem cruz que não existe.

São João da Cruz nos diz: "quem é inimigo da cruz de Cristo é inimigo da glória de Cristo."

 

            O QUE FAZER DIANTE DO SOFRIMENTO?

 

Parece-me que, diante do sofrimento, nós temos três alternativas:

  1. Devemos, porquanto nos é possível, fugir do sofrimento usando todos os meios que são colocados à nossa disposição. Seja qual for o sofrimento não devemos procurá-lo e nem considerá-lo bom, ele é um mal em si mesmo. Deve ser combatido e vencido, daí o grande serviço que os cientistas prestam à humanidade inventando todos os dias  medicinas novas. Mas quando o sofrimento se torna "caminho obrigatório" para realizar a vontade de Deus, devemos aceitá-lo com amor, contemplando na dor o caminho de nossa santidade.
  2. Não podemos permanecer indiferentes diante da dor nem própria e nem alheia. Precisamos perceber que o sofrimento deve ser superado e aceito por amor. Por  isso todos as formas violentas que querem acabar com ele, contra os princípios éticos  do evangelho e  da Igreja, devem ser rejeitados: eutanásia, suicídio, etc.
  3. Amar a cruz como participação ao sofrimento de Jesus e saber que através da aceitação amorosa do sofrimento nos tornamos "apóstolos e cooperadores" de Deus no mistério da redenção. Oferecer o sofrimento a Deus  como dom  e como reparação dos nossos pecados e da humanidade.

 

A ajuda dos místicos São João da Cruz, São Francisco, Santa Teresinha muito poderá nos ajudar a assumir esta nova consciência diante dos sofrimentos.

Não quis escrever um artigo para aprofundar  o mistério do sofrimento, não tenho esta capacidade. Sou alguém que, como você, sofre no corpo, no espírito, na psique e que pensando em Jesus e oferecendo este sofrimento tenho encontrado alívio nas minhas dores.

Queixo-me com o Senhor como Paulo para que tire o "espinho da minha carne", mas me consola a resposta de Jesus: "Patrício, te seja suficiente a minha graça!"

 

É isso, na verdade, o que acontece: por maiores que sejam, os sofrimentos logo se tornam suaves quando sabemos que, com eles, agradamos a Deus. Quem chega a esse ponto ama desse modo as perseguições, as desonras e as ofensas. Isso é tão certo, tão conhecido e tão claro que não é preciso prosseguir. (Santa Teresa de Jesus, F 5, 10)

 

"Faz-nos tanto bem, quando sofremos, ter corações
amigos, cujo eco responde a nossa dor". (Santa Teresinha)

 

"Na tribulação recorre logo a Deus confiantemente, e serás animado, esclarecido e ensinado." (São João da Cruz)

 

" Existe um ser, o amor, que nos convida a viver em sociedade com ele (1Jo 1,3). Ó mamãe, isto é delicioso! Ele está ali, fazendo-me companhia, ajudando-me a sofrer, ensinando-me a superar a dor para descansar nele.(Beata Elisabete da Trindade, C 273)

 

"O céu não rouba nada sem pagar desmesuradamente. Não devemos ver os sofrimentos muito grandes e as alegrias muito pequenas."(Santa Edith Stein)

 

Frei Patrício Sciadini, ocd

 




Send your comment / Envie seu comentario

Name *
E-mail *
Country   
State / Province    
City    
Title - Max. 60 char. *
Your Opinion
   characters available for your opinion.
 

Read more - Leia mais...

Atualidades / News
Navigating Political Polarization: Preparing for the Next Election Introduction Setting the Stage : Describe the current state of political polar  Leia mais...
 
Política / Politics
Both Joe Biden and Donald Trump have had significant impacts on America, but their approaches and priorities differ. Let’s briefly explore their stances:   Leia mais...
 
Ciencia / Science
While I don’t have real-time information, I can share some significant scientific developments from recent years. Here are a few noteworthy ones: Dart   Leia mais...
 
Economia / Business
Preparing for an economic boom involves a mix of personal financial strategies and staying informed about market trends. Here are some steps you can take:   Leia mais...
 
Tecnologia / Technology
Let’s explore the impact of technology on business growth and how Zbynet can play a role: Enhanced Productivity and Efficiency : Technology automates m  Leia mais...
 
Religião / Religion
Religion has played a significant role in human history and culture. While its importance varies across individuals and societies, here are some reasons why religion has been influential:   Leia mais...
 
Saúde / Health
Maintaining good health involves consistent habits. Here are   10 practices   to support your well-being: Morning Stretch : Start your day with gentle stretches  Leia mais...
 
Beleza / Beauty
Let’s delve into the significance of hair care for self-esteem and social relationships: The Role of Hair in Self-Expression and Confidence 1. Psychologic  Leia mais...
 
Esportes / Sports
The year 2024 promises to be exciting for sports fans worldwide. Beyond the usual favorites like the Premier League and tennis Grand Slams, several major sporting events are on the horizon  Leia mais...
 
Curiosidades / Curiosity
Let’s explore some fascinating facts about our planet, people, and animals. Let’s share a mix of intriguing tidbits:   Leia mais...