Search    Magazine | Zbynet | Google | Yahoo | Altavista | Lycos
Thursday, October 1, 2020   Welcome/Bem-vindo  Guest/Visitante    
English Português Español

Currency / Brazil - Real

 

Poll / Enquete

Corona Vírus - Fato ou Boato ?




 

Sponsor's

 
 

Advertisement

Tecnologia

Todas as Matérias

Investigadores da UA fazem descobertas
na área da nanotecnologia

Pesquisa da Universidade de Aveiro abre caminho para novas utilizações de materiais piezoeléctricos

 
Dois investigadores da Universidade de Aveiro (UA) fizeram uma descoberta na área da nanotecnologia que pode "abrir uma nova era na utilização de materiais piezoeléctricos em aplicações médicas e biológicas", revelou hoje a UA.

Os investigadores Andrei Kholkin (Laboratório Associado CICECO) e Igor Bdikin (Centro de Tecnologia Mecânica e Automação), com a colaboração da Universidade de Telavive (Israel), descobriram uma nova propriedade funcional na área da piezoelectricidade em nanotubos de peptídeo auto-organizados.


A piezoeletricidade é a capacidade de alguns cristais gerarem corrente eléctrica por resposta a uma pressão mecânica (como a agulha do gira-discos). A nanotecnologia, por outro lado, está associada a diversas áreas de pesquisa e produção na escala nano (escala extremamente reduzida em que um nanómetro corresponde a um milionésimo de milímetro).

O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos. Neste contexto, os nanotubos são constituídos por blocos de construção biológica - aminoácidos - tendo assim uma intrínseca biocompatibilidade com o corpo humano e outras propriedades únicas, como a rigidez e a capacidade de atrair outras biomoléculas.

Estes pequenos tubos, com um tamanho entre 50 e 500 nm, foram descobertos pela primeira vez a partir de um reconhecimento da proteína amilóide beta, a proteína da doença de Alzheimer.

Os resultados desta descoberta de Andrei Kholkin e Igor Bdikin, publicados agora na revista «ACS Nano», "podem abrir uma nova era na utilização de materiais piezoeléctricos em aplicações médicas e biológicas", garantem os investigadores.

 
"O seu excelente actuador e as habilidades do sensor descoberto permitem significativos avanços em transdutores de nanoescala para imagens acústicas, nanomedicina (por exemplo, em terapias de foro ósseo), biosensores, libertação de fármacos no corpo humano, entre muitas outras aplicações", explicam.

Andrei Kholkin e Igor Bdikin garantem que algumas empresas já mostraram interesse na aplicação do forte efeito piezoeléctrico descoberto em nanotubos peptídeos e outros biopiezoeléctricos.

Os investigadores examinaram a actividade piezoeléctrica dos nanotubos a partir de um novo método desenvolvido no laboratório de microscopia da sonda de varrimento no Laboratório Associado CICECO (liderado pelo investigador coordenador Andrei Kholkin).

"Inesperadamente, foram encontradas altas propriedades piezoeléctricas nestes nanotubos que são comparáveis com os melhores actuadores piezoeléctricos, no entanto, sem conter qualquer metal pesado e, mais importante, plenamente compatível com o corpo humano"
, explica o comunicado da UA.

Artigo: Strong Piezoelectricity in Bioinspired Peptide Nanotubes



Send your comment / Envie seu comentario

Name *
E-mail *
Country   
State / Province    
City    
Title - Max. 60 char. *
Your Opinion
   characters available for your opinion.
 

Read more - Leia mais...

Atualidades / News
Statues of Forró musicians   Leia mais...
 
Política / Politics
  20/05/2011 às 20:24 Direto ao Ponto - AUGUSTO NUNES - REVISTA VEJA O caseiro do Piauí e a camareira da Guiné   Leia mais...
 
Ciencia / Science
A HISTÓRIA PARA A CIÊNCIA Já algumas vezes me perguntaram do porquê de eu ter escolhido a profissão que hoje tenho: Física. Talvez a re  Leia mais...
 
Economia / Business
Economistas acreditam que dólar baixo veio para ficar A notícia é boa para quem quer viajar ao exterior e para o controle da inflação, mas é ruim para os exportadores bra  Leia mais...
 
 
Saúde / Health
Substitua os Queijos Amarelos pelo Queijo Cottage   Leia mais...
 
Beleza / Beauty
Mitos e verdades sobre celulite Quando o assunto é celulite, todo mundo vira cientista: as pessoas têm sempre na ponta da língua uma teoria para explicar os furinhos na pele. Alg  Leia mais...
 
Esportes / Sports
História do Skate O skateboarding é um dos esportes radicais mais populares em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, é comum vermos skatistas praticando a modalid  Leia mais...
 
Curiosidades / Curiosity
10 Big Myths about copyright explained An attempt to answer common myths about copyright seen on the net and cover issues related to copyright and USENET/In  Leia mais...